Organizar suas finanças é o primeiro passo para você atingir o seu objetivo e realizar os seus sonhos.
Quando você faz um planejamento financeiro você automaticamente consegue cortar gastos e assim consegue entender para onde está indo o seu dinheiro.
Ao organizar suas finanças você terá liberdade de estabelecer suas prioridades e também analisar os seus orçamentos.
1º Defina seus Sonhos para Organizar suas Finanças
Nesse momento você vai precisar saber quais que são os seus sonhos de curto, médio e longo prazo.
O sonho de curto prazo é até 1 ano para você realizar.
De médio prazo é até 5 anos, o que você quer realizar neste período de 5 anos ?
O sonho de longo prazo são 10 anos ou mais.
Exemplos:
” Meu sonho de curto prazo é trocar minha TV ”
” De médio prazo é fazer uma viagem para Espanha ”
” De longo prazo é ter minha casa própria ”
Você deve estabelecer logo de incio quais são os seus sonhos e suas prioridades isso é extremamente importante, você precisa saber pra onde vai destinar o seu capital (o seu dinheiro).
Se você não tiver uma meta bem definida ou uma prioridade na sua vida, fica muito fácil gastar dinheiro com qualquer coisa que apareça em sua frente.
2º Diagnóstico
Para realizar o diagnóstico você deve anotar todos os seus ganhos e todos os seus gastos durante um mês corrido. Faça as anotações em um caderno, assim não vai ter erro.
Organizar suas finanças Veja como fazer:
Separe as folhas do seu caderno e divida por categorias.
Exemplo: Alimentação, você vai separar uma página do caderno para café da manhã, outra página para almoço e outra página para janta, quando terminar coloque a data e o valor total. Para cada página coloque um tipo de gasto diferente.
Quando você for ao supermercado separe uma página para alimentação, outra para produtos de higiene e outra página para produtos de limpeza.
Com esse diagnostico você vai entender pra onde está indo o seu dinheiro, como você está gastando e quanto você está gastando.
3º Faça seu Orçamento
Depois de um mês anotando tudo em seu caderno você vai ter que fazer o orçamento de todas as suas despesas e receitas e a partir daí você vai começar a cortar os seus gastos e economizar, assim você vai ver se está gastando mais do que ganhando.
A partir daí você vai conseguir traçar um plano de ação e descobrir se será melhor cortar gastos ou buscar alguma fonte de renda extra.
Lembre-se do primeiro passo, os sonhos são suas prioridades, você deve colocar eles acima das suas despesas, ao receber o seu dinheiro uma parte você tira para os seus sonhos e o restante você gasta.
O diagnóstico você vai precisar fazer a mão apenas uma vez, depois pode acompanhar por algum aplicativo para ficar mais fácil.
4º Reserva de Emergência
A reserva de emergência é de extrema importância para a organização das suas finanças.
Caso qualquer imprevisto aconteça você vai ter uma certa tranquilidade e não vai precisar recorrer a empréstimos ou cheque especial com taxas de juros muito altas.
Para saber quanto você deve juntar para ter na sua reserva de emergência é muito simples, basta juntar de seis a doze vezes o seu custo mensal.
O objetivo desse artigo é te ajudar a organizar as suas finanças, estabelecer prioridades, realizar o diagnóstico e montar o orçamento. Responda nos comentários se você já fazia algum desses passos, conte a sua experiência.